top of page

Gravidez e saúde bucal: mitos e verdades

Mulheres grávidas devem cuidar de sua saúde bucal durante os nove meses de gravidez, através de uma boa alimentação, uma boa escovação e de visitas ao dentista no pré-natal para evitar doenças e tratar as que podem surgir.

Listamos aqui algumas perguntas comuns entre as grávidas, esclarecendo se é mito ou verdade em relação à saúde bucal.

1 - Os dentes das mulheres grávidas ficam mais fracos porque o cálcio é usado na formação óssea do bebê

Mito. Basta ter uma alimentação equilibrada para garantir os minerais necessários para a manutenção do seu organismo e para a formação do bebê.

2 - Problemas nas gengivas podem induzir o nascimento prematuro do bebê

Verdade. Pesquisas mostram que a inflamação da gengiva estimula a liberação de citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto ao provocar microcontrações na parede uterina.

3 – As grávidas são mais propensas a inflamações nas gengivas

Verdade. O aumento de hormônios pode facilitar inflamações da gengiva, sangramentos e infecções, principalmente quando a mulher já tem tendência a ter o problema. A gengivite gravídica, como é chamada a inflamação típica dessa fase, deve ser tratada o mais cedo possível para evitar complicações.

4- As grávidas não podem tomar anestesia

Mito. Existem anestesias especiais – e totalmente seguras – para mulheres que esperam bebês, que não provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos.

5 – As grávidas não podem fazer radiografia Mito. Em caso de radiografias, basta usar o avental de chumbo sobre a barriga.

PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

CRO 95.220

Tem grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

bottom of page