5 Razões porque sua gengiva pode estar sangrando

Gengiva sangrando é sinal que algo não está certo. Gengivas saudáveis não sangram, mesmo quando você come uma maçã, escova os dentes ou usa fio dental.

O sangramento da gengiva na maioria das vezes está relacionado à inflamação gengival (chamada gengivite) ou à inflamação do periodonto (chamada periodontite). Ambas são decorrentes do acúmulo de placa bacteriana nos dentes e nos sulcos gengivais, devido à higiene oral inadequada. Nos casos mais comuns, a correta escovação associada ao uso diário do fio dental é o suficiente para melhorar o sangramento. Entretanto, nos casos mais graves, podem levar à perda dos dentes.

A gengiva pode sangrar pelos seguintes motivos:

1- Uso incorreto do fio dental: o fio dental é um aliado à escovação e deve ser usado diariamente. À medida que a correta higienização da boca for feita, a gengiva volta ao seu estado de saúde.

2- Carência de vitaminas: doenças como escorbuto, decorrente da carência da vitamina C no organismo, pode levar à inflamação da gengiva e ao seu sangramento. Deficiência de vitamina k, que está relacionada com a coagulação, também pode fazer o sangramento pode aumentar.

3- Alterações hormonais: de acordo com a Associação Americana de Gravidez, os hormônios da gravidez afetam a maneira como o corpo responde às bactérias. Neste período as mulheres tem maior tendência às infecções periodontais e podem apresentar a gengiva dolorida ou sangrando. Na maioria dos casos, a sensibilidade na gengiva desaparece após a gravidez se forem mantidos todos os hábitos de higiene oral. O mesmo pode acontecer pelas variações hormonais da menopausa, período em que são importantíssimas as visitas regulares ao dentista.

4- Próteses mal adaptadas: próteses antigas e mal adaptadas podem lesionar a parte interna da boca. É preciso que o dentista faça a avaliação e, se for o caso, indique a substituição da prótese.

5- Cigarro: Fumar aumenta a possibilidade de uma doença periodontal.

PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

Grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

É Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.