5 Razões porque sua gengiva pode estar sangrando

Gengiva sangrando é sinal que algo não está certo. Gengivas saudáveis não sangram, mesmo quando você come uma maçã, escova os dentes ou usa fio dental.


O sangramento da gengiva na maioria das vezes está relacionado à inflamação gengival (chamada gengivite) ou à inflamação do periodonto (chamada periodontite). Ambas são decorrentes do acúmulo de placa bacteriana nos dentes e nos sulcos gengivais, devido à higiene oral inadequada. Nos casos mais comuns, a correta escovação associada ao uso diário do fio dental é o suficiente para melhorar o sangramento. Entretanto, nos casos mais graves, podem levar à perda dos dentes.


A gengiva pode sangrar pelos seguintes motivos:


1- Uso incorreto do fio dental: o fio dental é um aliado à escovação e deve ser usado diariamente. À medida que a correta higienização da boca for feita, a gengiva volta ao seu estado de saúde.


2- Carência de vitaminas: doenças como escorbuto, decorrente da carência da vitamina C no organismo, pode levar à inflamação da gengiva e ao seu sangramento. Deficiência de vitamina k, que está relacionada com a coagulação, também pode fazer o sangramento pode aumentar.


3- Alterações hormonais: de acordo com a Associação Americana de Gravidez, os hormônios da gravidez afetam a maneira como o corpo responde às bactérias. Neste período as mulheres tem maior tendência às infecções periodontais e podem apresentar a gengiva dolorida ou sangrando. Na maioria dos casos, a sensibilidade na gengiva desaparece após a gravidez se forem mantidos todos os hábitos de higiene oral. O mesmo pode acontecer pelas variações hormonais da menopausa, período em que são importantíssimas as visitas regulares ao dentista.


4- Próteses mal adaptadas: próteses antigas e mal adaptadas podem lesionar a parte interna da boca. É preciso que o dentista faça a avaliação e, se for o caso, indique a substituição da prótese.


5- Cigarro: Fumar aumenta a possibilidade de uma doença periodontal.


A ODONTO8 ACREDITA QUE A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.


PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

CRO 95.220

Grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

É Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

Agende uma consulta

SAIBA MAIS SOBRE TRATAMENTOS

SAIBA MAIS SOBRE ASSUNTOS

Você também vai gostar de ler:
Atendimento apenas Particular
(11) 2227-2679    (11) 94459-9194
De 2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Rua Tijuco Preto, 393 Sl. 114   Tatuapé
  • Atendimento com hora marcada
  • Não aceitamos convênios
  • Facilitamos o pagamento
  • Estacionamento no prédio com vallet
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Resp. Técnico Dra. Mayra Zamboni Quitero CRO 95.220  -  CRO-CL 17.739