top of page

Tratamento com flúor é recomendado em todas as idades

O flúor é um mineral que pode ser encontrado em alguns alimentos, como peixes, frutos do mar e fígado bovino. Desde a década de 50, é adicionado à água potável por empresas de abastecimento público no Brasil para auxiliar, de forma sistêmica, na redução da incidência de cáries dentárias da população. Também está presente nos cremes dentais.




Nos consultórios odontológicos, é aplicado de forma tópica sobre o esmalte a fim de manter os dentes fortalecidos e protegidos, utilizando uma concentração muito mais alta da substância.


O tratamento com flúor realizado pelo dentista é rápido e pode ser feito através de uma solução, gel, espuma ou verniz, usando ou não uma moldeira. Após a aplicação de flúor, é preciso evitar enxaguar a boca, comer ou beber por pelo menos meia hora. Desse modo, os dentes absorvem o mineral, ajudando inclusive a reparar áreas em que há ocorrência de cárie dentária microscópica.


O flúor é utilizado principalmente em crianças em fase de desenvolvimento, mas hoje se sabe que adultos também se beneficiam com o tratamento. Todos devem realizar o tratamento periodicamente, principalmente se forem propensas ao desenvolvimento de cáries ou nas seguintes condições de risco:


- Se estiverem tomando medicamentos ou realizando procedimentos que provoquem boca seca, como radioterapia na cabeça ou pescoço


- Se usarem aparelho ortodôntico


Assim, o flúor ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades e a remineralizar áreas com cárie de esmalte antes da formação de cavidades.


Vale lembrar que a cada seis meses é importante procurar um dentista para manter a sua saúde bucal.

A ODONTO8 ACREDITA QUE A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO

bottom of page