Você sabia que, assim como nos dentes permanentes (de adultos), os dentes decíduos, popularmente chamados “de leite”, também apresentam raízes?
Os pais não percebem sua existência porque quando o dente de leite cai, toda essa raiz já foi reabsorvida pelo dente permanente, que está em formação dentro do osso, esperando a sua hora para vir; por isso se vê apenas o que chamamos de coroa clínica, que é a parte do dente sem a raiz.
Como cada grupo de dentes tem o seu momento certo para nascer, é fundamental que o dente de leite seja mantido na cavidade oral até o irrompimento (nascimento) dos dentes permanentes. Caso contrário, a criança terá uma perda precoce de dentes, o que poderá prejudicar a fala, a função e a estética.
Dessa maneira, após avaliação clínica e radiográfica do dente, o odontopediatra será capaz de avaliar se há necessidade de ser feito o tratamento de canal, para que não haja a perda antecipada e desnecessária do dentinho de lente, mantendo-o na cavidade oral da criança até o momento do dente permanente irromper.
Marque uma consulta de avaliação!
Comments