top of page

A relação entre ingestão de açúcar e a cárie

O consumo de alimentos doces está intimamente relacionado ao aparecimento de cáries nos dentes, pois os açúcares servem de alimento para as bactérias que vivem na boca. Neste processo, as bactérias convertem o açúcar em um ácido que destrói o esmalte do dente.

mulher comendo chocolate com risco de cárie

Porém, sabe-se que a quantidade total de açúcar que se consome tem menos impacto na formação de cáries do que o padrão de consumo, ou seja, a maneira como esse açúcar é consumido.


Pequenas quantidades de açúcar consumidas com muita frequência são mais prejudiciais do que grandes quantidades de açúcar consumidas com menos frequência.


Aquelas pessoas que estão constantemente dando pequenos goles em bebidas doces, como refrigerante ou café com açúcar, ou que ficam dando pequenas mordidas em alimentos doces ao longo do dia, tem maior risco de desenvolver cáries.


Outro fator que interfere no risco de cárie é a textura dos alimentos. O consumo de balas pegajosas, por exemplo, aumenta a chance de desenvolver cárie já que elas permanecem na superfície dental por um período de tempo maior.


A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page