top of page

3 cuidados que quem usa aparelho fixo deve ter

O principal objetivo do tratamento com aparelhos ortodônticos fixos é o alinhamento dos dentes, que traz uma série de benefícios para a saúde e para a estética do sorriso.



Neste período, 3 cuidados são muito importantes:


1) Escovação correta com uso de fio dental

Para quem usa aparelhos fixos, o ideal é que a escova tenha cerdas macias e uma canaleta central, para melhor higienização dos bráquetes (as peças de metal que ficam coladas nos dentes). O fio dental é um importante aliado na hora da limpeza e deve ser utilizado diariamente. O "passa fio" (objeto plástico que se parece com uma agulha) pode facilitar bastante esse momento.


2) Fazer uma alimentação correta

Certos alimentos não são indicados pelos ortodontistas e devem ser evitados durante o tratamento ortodôntico com uso de aparelhos fixos. Alimentos grudentos, como balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados, para não dificultar a higienização, bem como alimentos duros como pipoca, castanhas e coco fresco, que podem danificar o aparelho.


3) Fazer a manutenção

É muito importante realizar a manutenção do aparelho fixo de maneira correta e disciplinada. O paciente deve visitar o dentista pelo menos uma vez por mês ou a cada problema observado em seu aparelho.


A saúde da boca é importante em todos os momentos da sua vida, mas durante o tratamento ortodôntico é ainda mais imprescindível. Se tiver dúvidas ou quiser maiores orientações, procure a Dra. Talita Holanda da Odonto8, graduada pela Faculdade de Odontologia da USP-SP e especialista em Ortodontia.


PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

CRO 95.220

Tem grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

DRA. TALITA CELESTINO

DE MACEDO HOLANDA

CRO 99.940

Especialista em Ortodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic Graduada pela​ Faculdade de Odontologia da USP-SP

A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.

bottom of page