top of page

Diferentes fatores podem provocar má oclusão

A má oclusão ocorre quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias.


Além de fatores genéticos, problemas respiratórios, tais como rinite e sinusite, podem originar ou agravar esta situação, pois favorecem a obstrução nasal e a respiração bucal, prejudicando o desenvolvimento correto das estruturas da face. A perda precoce dos dentes permanentes também é um fator importante que influencia o quadro, bem como o uso prolongado de chupeta, de mamadeira e a sucção dos dedos.


As consequências da má oclusão podem ser o desconforto ao mastigar, alterações na aparência da face e do sorriso e problemas na fala.


O que nem todo mundo sabe é que a má oclusão também pode estar correlacionada a problemas posturais, como mostram estudos do cirurgião ortopédico francês prof. Dr. Bernard Bricot.



Por isso, para corrigir a má oclusão, é preciso que o dentista faça uma avaliação cuidadosa, entendendo se o quadro é causa ou consequência de outros problemas. Podem ser indicados o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, cirurgia ortognática, remoção dos dentes em casos de dentição supranumerária e reabilitação com prótese.


Se esse for o seu caso, agende uma consulta de avaliação na Odonto8.

PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

CRO 95.220

Tem grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.

bottom of page