Clareamento irresponsável causa danos irreparáveis nos dentes

Atualmente, muitas pessoas sem nenhuma formação em Odontologia fazem posts na internet e vídeos no YouTube mostrando métodos caseiros de clareamento dental, usando os mais diversos tipos de substâncias. Entre as perigosas receitas, podemos encontrar bicarbonato de sódio com limão, óleo de coco, açafrão e carvão ativado em pó. Saiba: são procedimentos irresponsáveis, que podem causar danos irreparáveis aos dentes, incluindo a perda dos mesmos. Os riscos são enormes. As imagens divulgadas podem dar uma falsa impressão de resultado estético, mas o resultado de saúde é péssimo. Usar agentes abrasivos fortíssimos não só remove a sujeira da superfície dental, mas também agride a camada de proteção dos dentes, causando desgastes que podem ser irreversíveis.Também podem causar inflamação gengival e hipersensibilidade e, em casos ainda mais graves, pulpite (inflamação dos nervos), levando à necessidade de um tratamento de canal.

No clareamento feito em consultório por um dentista habilitado ou no tratamento caseiro supervisionado pelo profissional, são usados produtos seguros, com agentes clareadores químicos, e não abrasivos, em sua composição. Geralmente, eles contém peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida. Mesmo o bicarbonato de sódio usado para a limpeza profissional odontológica é aplicado através de um jato de ar, e não friccionado nos dentes. A limpeza e o claramento dental realizados de maneira correta nunca fazem abrasão.

Mesmo assim, os procedimentos profissionais também podem causar sensibilidade. Por isso, cada tratamento é individualizado e deve ser avaliado pelo profissional, pois há uma indicação para cada caso. Se quiser fazer uma avaliação, procure a Odonto8.

PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

Tem grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.