top of page

Restaurações em resina e em porcelana: quando são indicadas

Restaurações em resina composta são muito estéticas, pois podem ser feitas mimetizando a anatomia e a cor dos dentes. Apresentam forte adesividade, baixo risco de infiltração e boa durabilidade, embora se desgastem com o tempo, principalmente sob a ação da mastigação, e possam pigmentar devido a corantes presentes em alimentos e bebidas.

Pesquisas recentes demonstram que a resistência das resinas ao desgaste e ao amarelamento tem melhorado muito nos últimos anos, e é possível utilizá-las mesmo em cavidades de média extensão, antes ocupadas pelas restaurações de amálgama.

No entanto, elas ainda possuem uma limitação: não podem ser utilizadas em cavidades muito grandes. Para estes casos, a melhor opção é a restauração dental com porcelana. A porcelana é hoje o melhor material para restaurar um dente com grande perda estrutural, apesar de seu custo mais elevado. Restaurações em porcelana são extremamente duráveis e muito estéticas, pois apresentam alta resistência ao amarelamento. Além disso, a técnica de confecção indireta (realizada em laboratórios de prótese e não esculpida diretamente sobre o dente pelo dentista) permite maior precisão na escultura dental.

PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

CRO 95.220

Tem grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

bottom of page