Fatos curiosos do passado da Odontologia

A BBC Brasil publicou uma reportagem mostrando que o pesquisador da história da ciência Richard Barnett, em seu livro The Smile Stealers: The Fine and Foul Art of Dentistry ("Os ladrões de sorrisos: a fina e suja arte da Odontologia", em tradução livre), levantou fatos curiosos sobre como era feito o tratamento de cáries e a higiene bucal em épocas remotas. Conheça alguns deles:

1. Sem noção de prevenção

Em tumbas do Egito Antigo, foram encontrados múmias com os mais antigos exemplos de cárie dentária – e nenhum artefato para fazer a higiene dental.

Em 1578, os dentes da rainha Isabel I, da Inglaterra, estavam pretos devido ao alto consumo de açúcar, uma verdadeira iguaria naquela época. O tratamento consistia em extrair os dentes – e ela preferiu continuar com dor a se submeter ao tal procedimento. Entre a população, as extrações de dentes eram realizadas sem anestesia, em público e por barbeiros.

Atribui-se ao inglês William Addis a confecção da primeira escova de dentes, em 1780. A primeira escova comercial surgiu apenas na década de 30, nos Estados Unidos.

2. Primórdios da Odontologia

O médico francês Pierre Fauchard é tido como o pai da Odontologia, por ter realizado as primeiras explicações científicas da anatomia oral básica e por procedimentos dentários pioneiros, como o tratamento de cáries e transplantes de dentes, no final do século XVII.

3. Primeiras próteses

Sem domínio da tecnologia e materiais sintéticos, no século XIX eram usadas dentaduras feitas com dentes extraídos de cadáveres. Na Guerra Napoleônica, depois da Batalha de Waterloo, foram retirados os dentes de milhares de jovens soldados mortos e essas dentaduras ganharam o nome de "dentes de Waterloo

4. Saúde bucal: sinônimo de superioridade

Durante a Guerra Fria, o governo dos Estados Unidos usou a propaganda oficial para incentivar a boa saúde dental, como maneira de demonstrar a superioridade sobre os bolcheviques. Na União Soviética, os cidadãos também eram incentivados a “escovar os dentes pela pátria-mãe”. Depois da Segunda Guerra Mundial, começou a obsessão americana pela saúde dental.

Você sabia disso?

PROFA. DRA. MAYRA ZAMBONI QUITERO

CRO 95.220

Tem grande experiência em clínica odontológica e em Dentística Restauradora.

Formada pela Faculdade de Odontologia daUSP-SP.

Mestre e Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP-SP.

SAIBA MAIS SOBRE TRATAMENTOS

SAIBA MAIS SOBRE ASSUNTOS

Você também vai gostar de ler:
Atendimento apenas Particular
(11) 2227-2679    (11) 94459-9194
De 2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Rua Tijuco Preto, 393 Sl. 114   Tatuapé
  • Atendimento com hora marcada
  • Não aceitamos convênios
  • Facilitamos o pagamento
  • Estacionamento no prédio com vallet
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Resp. Técnico Dra. Mayra Zamboni Quitero CRO 95.220  -  CRO-CL 17.739