Dente do siso: tirar ou não tirar?

Muitas pessoas acreditam que todo dente do siso, ou terceiro molar, precisa ser extraído, tendo ou não erupcionado. Mas não é bem assim.

Em alguns casos, os dentes do siso simplesmente não estão presentes. Em outros casos, eles nascem normalmente, corretamente posicionados na arcada dentária, com fácil acesso para a sua higienização e cumprindo sua função mastigatória – quando o siso de cima tem contato com o siso debaixo - sem causar nenhum problema.

Mas existem algumas indicações para sua extração, tais como: difícil acesso para higienização; erupção em posição incorreta; erupção parcial, o que pode causar cárie ou reabsorção da raiz do dente vizinho.

A decisão só deve ser tomada após a avaliação do seu caso feita cuidadosamente por um dentista.

Se o dente do siso está nascendo e começa a doer, pode ser por causa da inflamação da gengiva em volta dele. Às vezes, é possível tratar a inflamação e acabar com a dor, sem necessariamente extrair o dente.

Se o dente do siso está mal posicionado, semi-incluso ou mesmo ainda não erupcionou, é importante fazer a avaliação criteriosa através de radiografias. Se o dentista identificar na imagem alguma lesão em volta do dente, ou proximidade com a raiz do dente vizinho, é bem provável que a extração seja indicada.

Se você tem dúvidas se deve ou não extrair seu dente siso, marque uma consulta de avaliação com a cirurgiã-dentista Dra. Mayra Quitero na Odonto8, graduada pela Faculdade de Odontologia da USP, onde fez Mestrado e Doutorado.