top of page

Problemas na gengiva: não adie o tratamento

A gengivite é a inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana.

Nesta condição, as gengivas podem apresentar um tom avermelhado ou arroxeado, em vez da coloração rosa-pálido típica das gengivas saudáveis. O mau hálito ou gosto excessivamente ruim na boca pode também ser indício de problemas na gengiva.

Além da vermelhidão, as gengivas podem ficar inchadas e sensíveis, sangrando com facilidade durante o ato de comer e escovar os dentes. São sintomas perigosos, que demonstram que a inflamação está progredindo.

A retração gengival é também um sinal claro de avanço da doença, caracterizado por um maior distanciamento entre a gengiva e os dentes, dando a impressão de que eles estão mais longos e deixando as raízes mais expostas.

Se não for tratada adequadamente, a gengivite pode progredir para um quadro avançado de periodontite, prejudicando permanentemente os ossos e tecidos localizados ao redor dos dentes. Isso pode provocar sérios danos à saúde bucal, inclusive com mobilidade dental e possíveis perdas de dentes. Além disso, é uma condição perigosa para a entrada de infecções.

Para tratamento das doenças periodontais, o especialista pode indicar a raspagem supragengival, para remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental), e alisamento radicular, utilizando ultrassom ou instrumentos manuais, para tratar as bolsas periodontais infectadas, diminuindo assim a inflamação das gengivas.

Se você percebe que sua gengiva está inflamada, não adie o tratamento. Procure a Dra. Anely Lopes, especialista em Periodontia da Odonto8, formada pela USP, onde fez Mestrado e Doutorado. Ela poderá fazer o diagnóstico do seu caso e indicar o melhor tratamento.

A perfeição está no equilíbrio.

bottom of page