top of page

Bleachorexia: Obsessão pela estética pode causar problemas

É natural que, ao longo do tempo, os dentes escureçam e apresentem manchas ocasionadas por fatores do dia-a-dia. A busca intensa e desmedida de algumas pessoas por um sorriso branco, movida pela permanente insatisfação com a aparência de sua própria dentição, recebeu nos Estados Unidos o nome de Bleachorexia (bleach = alvejar, tornar branco, em inglês). O termo é associado ao desejo viciante de clarear os dentes, a tal ponto que afeta a saúde bucal da pessoa.




Submeter os dentes repetidamente a procedimentos clareadores pode irritar as gengivas e prejudicar o esmalte dentário, deixando os dentes sensíveis, e, inclusive, mais escuros.


No Brasil, desde 2015 é proibida a venda dos clareadores dentais em farmácias. Todo processo de clareamento dental deve ser realizado e acompanhado por um profissional de Odontologia experiente, que irá indicar e orientar corretamente o tratamento a ser feito. O dentista tem a obrigação de alertar o paciente quanto aos excessos e suas consequências: os tratamentos para clareamento são temporários e é preciso aguardar um período antes de repetir o tratamento para não acarretar a alteração da superfície do esmalte dental. O paciente deve ser orientado sobre como prolongar os resultados e permanecer com dentes brancos por mais tempo.


Quem demonstra sinais de bleachorexia deve procurar também a ajuda de um psicólogo. Assim como a anorexia, esse distúrbio distorce a visão que a pessoa tem de si mesma, afetando seu modo enxergar a realidade. A pessoa fica aficionada com as imperfeições de seu sorriso, que muitas vezes nem são percebidas pelos outros.


Se você quer tornar seu sorriso mais bonito, com conforto e segurança, procure a Profa. Dra. Mayra Quitero da Odonto8. Ela poderá fazer a avaliação completa, indicando os melhores procedimentos que aliam estética e saúde, para resultados duradouros.


A ODONTO8 ACREDITA QUE A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.

bottom of page