Dicas valiosas para manter a saúde bucal

A profilaxia é a limpeza completa e profunda realizada pelo dentista no consultório. O procedimento tem como objetivo a prevenção contra doenças bucais, como inflamação gengival e cárie, sendo importante fazê-la a cada seis meses.

O procedimento inclui a remoção de tártaro, já que a escovação e o fio dental podem não ser suficientes para isso. Ela é realizada com um aparelho chamado ultrassom e também com curetas.

Após a raspagem, é realizado o polimento dentário utilizando jatos de bicarbonato de sódio, além de pasta profilática com auxílio de escovas rotatórias.

Como manter a saúde bucal no dia a dia

Para a profilaxia ser eficaz, deve-se manter também a limpeza diária em casa.

Escovação: é importante escolher uma escova de cerdas macias e usá-la com uma pasta dental de qualidade, ao menos três vezes ao dia, principalmente de manhã, após comer e antes de dormir. Os movimentos devem ser curtos e delicados, escovando superfícies externas, internas e de mastigação.

Uso de fio dental: remove restos de alimentos da região entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar. Recomenda-se amarrar as extremidades do fio dental nos dedos indicador e médio, segurando o fio de forma apertada em volta de cada dente, de maneira a empurrar e puxar, para cima e para baixo, e principalmente em torno da gengiva.

Uso de enxaguante bucal: também pode ser um forte aliado, pois ajuda a eliminar as bactérias causadoras dos problemas bucais, como a placa bacteriana. No entanto, enxaguantes à base de álcool devem ser evitados. Já em casos de doenças periodontais, o dentista irá determinar o produto e a frequência de utilização.

Doenças do beijo

Existem doenças que são provenientes do beijo. A maioria são infecções por vírus transmitidos por gotículas de saliva, que podem gerar gripe, herpes e mononucleose. Por isso, é importante evitar o contato íntimo com pessoas sem vínculos de confiança, procurar auxílio médico se preciso e manter a imunidade sempre alta, com uma alimentação equilibrada e balanceada.

Vale lembrar que a cada seis meses é importante procurar um dentista para manter a sua saúde bucal.

A ODONTO8 ACREDITA QUE A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO