Infecção no dente pode causar infecção no cérebro?

A modelo Renata Banhara, internada no Hospital Albert Einstein desde o dia 5 de abril e submetida a duas cirurgias no cérebro, afirmou que seu quadro de infecção grave (abscesso cerebral) teve como origem primária um tratamento de canal. Ela disse: "Fiz tratamento de canal há seis anos (...). Esse dente fez um polo de infecção, só que ele não deu febre, ele não deu pus, ele não infeccionou. A bactéria foi para os ossos, fez uma sinusite que fez outras bactérias. Tudo silencioso. Mas desde novembro, dezembro, estou com muita dor na cabeça.” No caso dela, essa relação direta de causa-efeito ainda é uma hipótese.

Mas diversas pesquisas científicas mostram que a saúde bucal tem impacto sobre a saúde geral das pessoas.

Já é comprovado que uma infecção bacteriana na boca pode se disseminar e atingir os tecidos ósseos da face, desencadeando sinusite (inflamação dos seios da face) e angina de Ludwig (doença infecciosa do assoalho da boca, que pode levar a obstrução das vias aéreas).

Existe também a possibilidade das bactérias alcançarem a corrente sanguínea, causando complicações de saúde como endocardite bacteriana (processo infeccioso das válvulas cardíacas).

Essa evidente relação da saúde boca-corpo ressalta a importância de visitas periódicas ao dentista, para prevenir, diagnosticar e tratar problemas bucais e, assim, também prevenir outras doenças.

Não espere o quadro ficar grave para pensar em tratar algum problema bucal. E, mesmo depois de tratado, sempre volte ao dentista para ver se está tudo bem.

Na Odonto8, contamos com a Profa. Dra. Flávia Ibuki, mestre e doutora pela Faculdade de Odontologia da USP-SP e especialista em endodontia. Marque uma consulta de avaliação com ela.

A ODONTO8 ACREDITA QUE A PERFEIÇÃO ESTÁ NO EQUILÍBRIO.

Clique aqui e conheça-nos melhor.

SAIBA MAIS SOBRE TRATAMENTOS

SAIBA MAIS SOBRE ASSUNTOS

Você também vai gostar de ler: