ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Na Odontologia, fazem parte do grupo de pacientes com necessidades especiais aquelas pessoas que têm alguma doença ou situação clínica que necessitem de um atendimento odontológico diferenciado. Na Odonto8, contamos com dentista especialista na área, capacitada para prestar uma odontologia de alta qualidade e cercada dos cuidados necessários para cada situação específica.


Os pacientes com necessidades especiais constituem um grupo que pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais, de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização. Quanto maior o grau de dependência do paciente, mais atenção o cuidador deve ter com a higienização e cuidados preventivos, pois eles são fundamentais para a prevenção da cárie e doenças periodontais. Por não apresentarem plena capacidade de realizar seus cuidados bucais, necessitam de ajuda. Por isso, a participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para a promoção da saúde bucal do paciente.

Na Odonto8, a nossa primeira abordagem é a aproximação com o paciente e familiares, assim como o conhecimento das condições médicas preexistentes. A dentista especializada irá avaliar a qualidade da saúde do paciente, analisar exames pré-existentes referentes à saúde geral, realizar o exame bucal e orientar sobre higiene oral e hábitos saudáveis. Serão solicitados exames complementares, conforme a necessidade de cada caso.

Para pessoas com deficiência intelectual ou comportamental, da mesma forma que para crianças típicas, antes de qualquer outra abordagem, usamos o recurso do condicionamento lúdico-psicológico para que se obtenha sua cooperação. A restrição física (também chamado de estabilizador) ou química (com uso de fármacos sedativos) somente é utilizada diante da ineficiência dos métodos psicológicos e necessita de autorização formal dos responsáveis.

São considerados Pacientes com Necessidades Especiais as pessoas que apresentam:

  • Deficiência mental;

  • Deficiência física, auditiva, visual e de fala;

  • Anomalias congênitas (deformações ou síndromes);

  • Transtornos psiquiátricos e neurológicos (autismo, epilepsia, paralisia cerebral, depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e Alzheimer); 

  • Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatias, hepatopatias, insuficiência renal crônica, doenças autoimunes);

  • Condições sistêmicas (pacientes oncológicos, transplantados, gestantes, idosos, imunocomprometidos).


 


AGENDE UMA CONSULTA

Não aceitamos convênios
 

DRA. SANDRA BECERRA JOVA (CRO 113.916)
- Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UNICAMP
- Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

- Especialista em Odontologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

- Mestre em Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP